As codornas chinesas podem ser criadas tanto em áreas abertas quanto em viveiros. Essa espécie costuma gostar de muito espaço para se movimentar livremente, portanto, separe um espaço equipado com bebedouros e comedouros e que permita também essa movimentação. Mas, cuidado com o tamanho do bebedouro que implantará em seu viveiro, por se tratar de aves pequenas a chance de afogamentos é bem grande.
A alimentação dessas aves pode ser à base de sementes e pedaços de verduras. Obs.: Nunca dê restos de comida para qualquer tipo de codorna, pois influenciará na postura, de preferência alimente-as apenas com ração específicas para esse tipo de ave. As codornas chinesas costumam criar durante boa parte do ano. As fêmeas não chocam seus ovos, colocam-os em buracos por um período de 16 a 18 dias e, em seguida, nascem codornas precoces que necessitam de cuidados especiais. As codornas precoces ficam dependentes dos pais para se alimentarem por aproximadamente quatro semanas, após esse tempo conseguem sobreviver sem tantos cuidados. Esses filhotes devem ser alimentados com uma dieta rica em proteínas.
Como montar seu criatório de codornas chinesas
1º Passo: A primeira providência a ser tomada é procurar fornecedores confiáveis para a compra das codornas chinesas.
2º Passo: Monte seu criatório com bastante espaço para as aves se movimentarem, com bebedouros de tamanho pequeno, comedouros e telas de proteção bem apertadas, para que as codornas filhotes não fujam. O teto do viveiro deve ser coberto.
3º Passo: A troca da água dos bebedouros deve ser feita diariamente.
4º Passo: Alimente a codorna filhote com bastante proteína. Às aves mais velhas, dê sementes, verduras e frutas. Deixe a comida exposta constantemente.
Para diferenciar uma codorna fêmea de uma codorna macho, você deverá observar uma coloração diferenciada que só existe em machos. São manchas pretas e brancas localizadas no pescoço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário